O dia a dia do proprietário de um negócio próprio não é fácil, e no mundo gastronômico inúmeros novos desafios podem aparecer.
Realizar todo o planejamento financeiro de um restaurante, desde o marketing de vendas, a contabilidade, as despesas e ainda no fim do mês almejar o faturamento lucrativo do negócio pode ser exaustivo, porém, é imprescindível que as decisões financeiras sejam priorizadas e bem pensadas.
Por isso, é importante separar uma atenção especial para classificar os gastos do seu negócio gastronômico.
Reunir em uma única página de caderno as despesas e faturamentos, realizando uma simples subtração para acompanhar os índices de desempenho do seu negócio pode apresentar os resultados numéricos, entretanto, não oferecem informações suficientes que permitam uma análise profunda, e ofereçam a capacidade da implementação de medidas para melhorias.
1. Crie um plano de contas para a classificação dos seus gastos
A importância de ter um panorama demonstrativo das finanças do seu restaurante ou empreendimento gastronômico é a oportunidade de classificar seus gastos, e assim, realizar as melhores decisões com base nos índices das despesas.
Definir as próximas etapas necessárias para o seu negócio crescer e expandir-se é crucial para atingir o sucesso.
2. Tipos de gastos do seu restaurante
As despesas podem ser classificadas de duas maneiras: Fixas ou Variáveis. Os gastos fixos são aqueles que independem das vendas e saída de caixa mensal, estando lá todo mês, aqueles boletos apenas aguardando serem pagos. Algumas dessas despesas fixas são:
- Aluguel
- Folha de pagamento de funcionários
- Contador
- Despesas com marketing
Essa análise é realizada de maneira horizontal, sendo comparado mês a mês, conforme o planejado e programado anteriormente.
Possuindo essa ideia das despesas fixas, fica mais fácil de imaginarmos quais serão as variáveis, não é mesmo?
Elas são influenciadas de acordo com o desempenho do faturamento do seu negócio no mês, esses gastos também podem ser apelidados de custos, e são diretamente impactados conforme o índice de suas vendas. Alguns desses custos variáveis:
- Insumos
- Impostos
- Taxas de cartão de crédito
- CMV
A análise dos custos variáveis deve ocorrer de maneira vertical, pois a soma dos índices será o resultado mensal.
3. Processo de melhorias
Após ter esse plano de gastos anotado, organizado e destrinchado, esse é o momento de por as mãos na obra, e analisar o desempenho dos números.
O objetivo aqui é pensar nas melhores medidas que podem ser implementadas para que o seu negócio continue a crescer e prosperar. Então agora é o momento de:
- Analisarmos
- Montarmos um plano de ação
- Implementarmos as melhorias
Essa análise precisa ser realizada mensalmente, junto com a idealização dos planos de custos, para que assim as medidas implementadas continuem resultando no sucesso e desenvolvimento do seu negócio.
Tudo começa com a classificação dos seus gastos!
4. Plano de ação
O seu plano de ação precisa englobar as despesas fixas e as despesas variáveis, apenas realizando esse detalhamento mais aprofundado do seu restaurante ou negócio gastronômico será possível alcançar o ritmo da melhoria contínua.
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