CMV

Como classificar os gastos do seu restaurante?

Realizar todo o planejamento financeiro de um restaurante, desde o marketing de vendas, a contabilidade, as despesas e ainda no fim do mês almejar o faturamento lucrativo do negócio pode ser exaustivo, porém, é imprescindível que as decisões financeiras sejam priorizadas e bem pensadas.
11 de agosto , 2022
Avalie o artigo:

O dia a dia do proprietário de um negócio próprio não é fácil, e no mundo gastronômico inúmeros novos desafios podem aparecer.

Realizar todo o planejamento financeiro de um restaurante, desde o marketing de vendas, a contabilidade, as despesas e ainda no fim do mês almejar o faturamento lucrativo do negócio pode ser exaustivo, porém, é imprescindível que as decisões financeiras sejam priorizadas e bem pensadas.

Por isso, é importante separar uma atenção especial para classificar os gastos do seu negócio gastronômico.

Reunir em uma única página de caderno as despesas e faturamentos, realizando uma simples subtração para acompanhar os índices de desempenho do seu negócio pode apresentar os resultados numéricos, entretanto, não oferecem informações suficientes que permitam uma análise profunda, e ofereçam a capacidade da implementação de medidas para melhorias.

1. Crie um plano de contas para a classificação dos seus gastos

Como classificar os gastos do seu restaurante?
Números e mais números!

A importância de ter um panorama demonstrativo das finanças do seu restaurante ou empreendimento gastronômico é a oportunidade de classificar seus gastos, e assim, realizar as melhores decisões com base nos índices das despesas.

Definir as próximas etapas necessárias para o seu negócio crescer e expandir-se é crucial para atingir o sucesso.

2. Tipos de gastos do seu restaurante

Você sabe mesmo classificar seus gastos?

As despesas podem ser classificadas de duas maneiras: Fixas ou Variáveis. Os gastos fixos são aqueles que independem das vendas e saída de caixa mensal, estando lá todo mês, aqueles boletos apenas aguardando serem pagos. Algumas dessas despesas fixas são:

  • Aluguel
  • Folha de pagamento de funcionários
  • Contador
  • Despesas com marketing
LEIA MAIS  Cardápio Semanal: Estratégias para Lucrar e Otimizar seu Restaurante

Essa análise é realizada de maneira horizontal, sendo comparado mês a mês, conforme o planejado e programado anteriormente.

Possuindo essa ideia das despesas fixas, fica mais fácil de imaginarmos quais serão as variáveis, não é mesmo?

Elas são influenciadas de acordo com o desempenho do faturamento do seu negócio no mês, esses gastos também podem ser apelidados de custos, e são diretamente impactados conforme o índice de suas vendas. Alguns desses custos variáveis:

  • Insumos
  • Impostos
  • Taxas de cartão de crédito
  • CMV

A análise dos custos variáveis deve ocorrer de maneira vertical, pois a soma dos índices será o resultado mensal.

3. Processo de melhorias

Como classificar os gastos do seu restaurante?
Cinco estrelas é sempre o objetivo!

Após ter esse plano de gastos anotado, organizado e destrinchado, esse é o momento de por as mãos na obra, e analisar o desempenho dos números.

O objetivo aqui é pensar nas melhores medidas que podem ser implementadas para que o seu negócio continue a crescer e prosperar. Então agora é o momento de:

  • Analisarmos
  • Montarmos um plano de ação
  • Implementarmos as melhorias

Essa análise precisa ser realizada mensalmente, junto com a idealização dos planos de custos, para que assim as medidas implementadas continuem resultando no sucesso e desenvolvimento do seu negócio. 

Tudo começa com a classificação dos seus gastos!

4. Plano de ação

Como classificar os gastos do seu restaurante?
Informação é poder

O seu plano de ação precisa englobar as despesas fixas e as despesas variáveis, apenas realizando esse detalhamento mais aprofundado do seu restaurante ou negócio gastronômico será possível alcançar o ritmo da melhoria contínua.


Quer saber mais sobre formas de administrar e empreender no mundo gastronômico?

Aprenda como construir um negócio gastronômico lucrativo e que não depende de você! Clique aqui e confira.

LEIA MAIS  Saiba Como Vender Marmitas: Estratégias de Sucesso Comprovadas

Compartilhe com quem você acha que poderia também transformar o seu negócio gastronômico com essas dicas, e continue acompanhando nosso blog para novos conteúdos semanalmente!

Marcelo Politi

Compartilhe:

Deixe um comentário: