Ser garçom é um grande desafio. É esse o profissional que lida frente-a-frente com o consumidor, além de ser um dos principais responsáveis pela boa experiência do consumidor. Dessa maneira, é comum que o profissional busque destaque em sua área e também busque ser o melhor garçom do restaurante.
Pensando nisso, hoje traremos as quatro habilidades necessárias para ser o melhor garçom do restaurante.
Acolhimento
A primeira habilidade é o acolhimento. Pode parecer óbvia, mas a habilidade é o principal motivo pelo qual se diferencia um bom atendimento de um garçom.
Faça o teste do sorriso. Comece a atender os consumidores do restaurante com um sorriso. Logo após, você perceberá que seu atendimento será melhor recebido pelos clientes.
Se apresente ao seu cliente, o atenda com um sorriso no rosto, ajude-os no que for necessário. Sobretudo, esse trabalho precisa ser feito diáriamente, cliente a cliente, para que todos tenham ótimas impressões sobre o seu atendimento e você possa ser o melhor garçom do restaurante.
Conhecimento de Cardápio
O cardápio é o instrumento de trabalho de todos os garçons, por isso é necessário que o profissional o domine com excelência.
Para se ter domínio do cardápio, além de decorar os itens que estão nele, é necessário que conheça as características do prato. Por isso, atente-se aos detalhes do prato ao sair da cozinha, para que possa descrevê-lo da melhor maneira para o cliente quando necessário.
Além disso, o conhecimento de cardápio facilita a escolha do consumidor e também faz com que o atendimento no restaurante seja mais ágil.
Tirar a Comanda
Pode parecer absurdo, mas a maioria dos profissionais não tem conhecimento de tirar a comanda. Isso porque, para tirar a comanda é necessário atenção nos detalhes.
Para ser o melhor garçom do restaurante, é necessário anotar na comanda, tudo o que é pedido pelo consumidor, inclusive detalhes.
Exemplo: O consumidor solicitou limão na água com gás? Anote.
Após o término da anotação da comanda, repita tudo ao cliente, para que tenha certeza de que o pedido será feito com perfeição.
Leitura Geral do Salão
Por último, a leitura geral do que está acontecendo no salão é habilidade imprescindível. Isso porque os pequenos detalhes fazem a diferença no atendimento e a sua atenção ao que está acontecendo, nesse caso, fará toda a diferença na experiência do consumidor.
E leitura geral do salão também significa dominar todas as etapas que os clientes estão. É necessário saber se o cliente está na entrada ou na sobremesa, pois isso facilitará o seu atendimento e a agilidade do restaurante.
E se quiser dominar as habilidades ou se quer ter os melhores profissionais em seu restaurante, é recomendado que você se inscreva no ENG e domine todas as habilidades.