Um dos principais erros de donos de restaurante que almejam o crescimento, é focar em apenas produzir. Mas para crescer o seu negócio é preciso focar na capacidade de produção do seu restaurante e não apenas na produção.
Segundo o livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey, o hábito número três de pessoas altamente eficazes é: “as coisas mais importantes em primeiro lugar”.
Por isso, aprenderemos sobre a diferença entre produção e a capacidade de produção.
Produção x Capacidade de Produção
Uma das principais dificuldades dos proprietários de restaurantes é focar na capacidade de produção, isso porque a rotina de um restaurante é complexa e muitos não tem recursos nem equipe para dar conta de todas as funções. No dia a dia, muitos proprietários tendem a focar na produção, isso é: Fazer compras, fazer o atendimento das mesas, fazer o próprio marketing e entre outras atividades.
No entanto, entendemos que focar nessas atividades é importante, porém, entender a capacidade de produção é fundamental se você quer ter um restaurante consolidado e de sucesso. Mas o que é a capacidade de produção?
Capacidade de Produção:
Capacidade de produção é entender como produzir mais e ganhar tração, sem que necessariamente precise dos proprietários produzindo. E, apesar de esse mecanismo ser extremamente importante, poucos conseguem alcançar essa capacidade produtiva.
E, para que se alcance a capacidade de produção ideal, é necessário que estes proprietários se afastem um pouco das funções operacionais e foquem na função estratégica.
Como melhorar a sua capacidade de produção?
Caso seja feita a pergunta para você hoje: “Qual é o seu mecanismo?” Você saberia a resposta? Caso a resposta seja negativa, pode significar que está focado nas funções operacionais e não em aumentar a sua capacidade de produção.
Um proprietário que está focado em aumentar a sua capacidade de produção, está a todo tempo pensando em como fazer o seu restaurante tracionar e ser produtivo, sem que ele esteja presente.
Método
Ter um método, é entender como todas as coisas deveriam funcionar dentro de seu estabelecimento.
- “Como seu Marketing deveria funcionar?”
- “Como funcionam a operação do seu salão?”
- “Qual o mecanismo da sua cozinha?”
- “Como funciona o seu delivery?”
- “Como funciona o seu estoque?”
Essas são algumas questões que, ao serem respondidas, podem ajudá-lo a entender sobre os métodos de seu restaurante. E, uma vez que se entenda o método, é necessário adaptá-lo para a realidade de cada restaurante.
Para que o método seja aplicado, é necessário criar um sistema. E, para que esse sistema seja implementado, você poderá fazer sozinho ou com a ajuda de um profissional. É importante que se tenha resiliência, organização e muita persistência ao implementar sozinho.
Mas, caso opte por implementar com a ajuda profissional, é importante que ele reconheça quais são as suas maiores necessidades. Ter um tutor é importante e empreender não precisa ser solitário.
ENG
Caso você tenha interesse em implementar sozinho, você não precisa fazer de maneira solitária. Por isso, temos o ENG.
O ENG é o mecanismo que eu criei com base nos meus 15 negócios e mais de 30 anos de experiência no ramo. São 8 módulos com aulas (além de diversos módulos bônus) com tudo o que você precisa para ter um restaurante funcionando de maneira independente e lucrativa!
Com o ENG, você aprenderá qual é o mecanismo e como ele funciona em diversos departamentos do seu negócio. No ENG, você aprende com trilhas de aprendizado e ele conta com rotas que o guiará em cada uma das dificuldades de seus departamentos. Se interessou? Conheça o ENG.
Tração
Agora, se você quer estar em outro nível e acelerar seu crescimento de 5 anos em 6 meses, você precisa ter TRAÇÃO. E isso é muito difícil de se fazer sozinho. Vendo essa falta no mercado da gastronomia, eu criei o tração, programa de mentoria com acompanhamento individual.
Com ele, você aprenderá a tracionar, organizar, formatar, ficar independente da operação e, principalmente, crescer o seu negócio. E ter finalmente férias sem dor de cabeça!
A mentoria acontece a cada quinze dias, durante seis meses e conta com doze sessões. Esse é o programa ideal para quem precisa de um acompanhamento individual, de alguém que vai analisar o seu negócio, oferecer soluções e cobrar implementação, de maneira objetiva e didática.
Além disso, ao adquirir o Tração, você recebe o ENG, o IMOP (Implementação de Manual de Operações) e três sessões individuais da minha equipe ao longo dos seis meses do Tração.
Porém, por esse ser um programa de mais alto nível, existe uma limitação: você precisa faturar mais de R$100 mil por mês ou 1 milhão por ano.
“Ah, mas isso é elitismo, Politi!” Não, não é. A resposta pra isso é muito simples: para começar a dar tração para o seu negócio, você precisa que ele já esteja rodando de forma mais estabelecida. Se não, não adianta aprimorar na gestão quando você ainda nem consegue ver a cor do lucro. É um outro momento. Mas se persistir, a sua hora vai chegar!
Se interessou em fazer parte desse grupo seleto de grandes empresários do ramo? Faça a sua aplicação para o Tração e minha equipe entrará em contato com você.