Marketing e Vendas

Como abrir um restaurante da forma correta

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80% das micro e pequenas empresas fecham antes mesmo de completar o primeiro ano. Do mesmo modo, negócios gastronômicos também seguem essa mesma linha. Abrir um restaurante exige conhecimento! Você precisa ter conhecimento nos principais sistemas de um restaurante se quiser ter um negócio lucrativo e que não te dê dor de cabeça.
21 de outubro , 2022
Avalie o artigo:
4.5/5

A decisão de abrir um restaurante, na maioria das vezes, passa pelo sonho do empreendedor. Mas alguns problemas podem ocorrer no caminho e fazer esse sonho se tornar um grande pesadelo.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80% das micro e pequenas empresas fecham antes mesmo de completar o primeiro ano. Do mesmo modo, negócios gastronômicos também seguem essa mesma linha.

Dessa maneira, abrir um restaurante exige conhecimento. Você precisa ter conhecimento nos principais sistemas de um restaurante.


1. Conceito

Para abrir um negócio próprio, é necessário entender o conceito do negócio. Isso é, para abrir um restaurante, é necessário entender o conceito da iluminação, música, temperatura do ambiente, móveis, decoração, cardápio e outros


2. Preço

É necessário entender como se posicionar com os valores no mercado, isso porque na maioria das vezes o mercado escolhido já existe. Dessa maneira, é importante entender o seu posicionamento na concorrência e como se posicionar quanto aos restaurantes que já existem.


Abrir um restaurante do zero, comprar um restaurante existente ou abrir uma franquia?

Cada uma das opções tem prós e contras e todos são válidos para serem avaliados. Um exemplo, é que ao adquirir um restaurante já existente é necessário avaliar o negócio, desde os funcionários que já existem, as ações na justiça ou o pagamento de salários.

Outra opção é entrar em uma sociedade. Dessa maneira, você entenderia um pouco sobre como funciona o sistema do restaurante, desde o sistema financeiro, até o sistema de ambientação e dessa forma, adquire experiência.

LEIA MAIS  Gestão de Perdas e Danos: Estratégias para Lucratividade em Gastronomia

Identificando oportunidades

Para identificar oportunidades é necessário estudar, para ganhar conhecimento sobre o sistema que compõe os processos gastronômicos.

Um erro comum de gestores de restaurantes, é não obter conhecimento sobre os processos do negócio e contratar funcionários que saibam. Dessa maneira, todo o processo do seu negócio dependerá apenas do funcionário.
Sendo assim, um conselho é que não comece na gestão de um restaurante caso não tenha conhecimento sobre os processos desse tipo de negócio.

Cronograma Reverso

Fazer um evento para a inauguração do restaurante é importante, marca o dia que estreou o seu negócio e principalmente, lança o seu negócio para o conhecimento de toda a vizinhança e, dependendo da sua estratégia, para além da vizinhança.
Mas além da inauguração, é necessário ter um cronograma reverso. Esse cronograma contará, de forma reversa, a partir do dia de evento da inauguração, quantos dias faltam para realizar cada tarefa obrigatória do seu negócio.

Planejamento Financeiro

É necessário, também, o planejamento financeiro para que tudo saia de acordo com o esperado, desde o evento de inauguração do seu negócio, até o treinamento de seus funcionários.

Com esse planejamento feito, o empreendedor poderá focar em outros pontos importantes, como a organização do evento de inauguração e o treinamento dos funcionários, sem que precise se preocupar

Planejamento para Treinamento

Outro ponto necessário, é ter todo o planejamento de treinamento de equipe bem estruturado. Isso porque através do planejamento do treinamento, você saberá quando será treinado, quando receberá os uniformes, quais horários os funcionários chegarão ao negócio, como serão transmitidas as mensagens aos funcionários e outros.

E, se você sente necessidade de um treinamento especial para abrir o seu restaurante, inscreva-se no ENG, um curso de mais de 80h de aula, dividido por rotas e que irá te preparar para a abertura do seu negócio.

LEIA MAIS  Como Montar uma Padaria Lucrativa: Guia Prático e Estratégico

Marcelo Politi

Compartilhe:

Deixe um comentário: