Marketing e Vendas

Como cobrar o mesmo valor e atrair mais clientes que seu concorrente

É uma dúvida muito comum na minha audiência: meu concorrente tem o mesmo preço que eu, mas meus custos são mais altos, devo aumentar o preço? Já te digo na lata: não! O jogo de preço é um jogo de longo prazo, existem muitos fatores que você precisa analisar antes de tomar essa decisão.
5 de setembro , 2022
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É uma dúvida muito comum na minha audiência: meu concorrente tem o mesmo preço que eu, mas meus custos são mais altos, devo aumentar o preço?

Já te digo na lata: não! Você tem é que atrair mais clientes. O jogo de preço é um jogo de longo prazo, existem muitos fatores que você precisa analisar antes de tomar essa decisão.

O cliente vai escolher pelo critério que acha justo

É necessário entender que o cliente não analisa os custos da sua operação. Dessa maneira, o cliente escolherá onde irá consumir de acordo com os critérios que mais achar justo.

Os critérios do seu cliente podem ser diversos, mas podemos contar com dois principais: Valor econômico e valorização do dinheiro do consumidor.

Como atrair mais clientes que o concorrente, praticando o mesmo valor?

1. Sistema

É necessário esquecer todas as fórmulas que estão disponíveis na internet para a precificação dos seus pratos. Isso porque é necessário implementar um sistema que funcione em seu restaurante.

O sistema é composto de seis componentes chaves: Visão, pessoas, indicadores, processos, perguntas e tração. A partir desses seis componentes, é importante entender como dar tração para o seu negócio. E algumas das maneiras de dar tração ao negócio é através de metas, reuniões, treinamento de pessoas e mais.

2. Posicionamento

Ter um posicionamento único no mercado, também é uma forma de atrair mais clientes, sem que seu valor precise ser acima do mercado.

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E ter um posicionamento único, é ter claro para o seu cliente os seus principais diferenciais. Por exemplo, alguns dos principais diferenciais que se pode ter em um restaurante são: ambiente, criatividade de cardápio, serviço e execução consistente.

3. Percepção de valor

Para atrair mais clientes para o seu restaurante, é necessário que seu cliente tenha uma percepção de valor maior do que ele de fato paga no seu restaurante. E isso engloba toda a experiência dele. É necessário criar um sistema que gere valor e que seja o seu diferencial em relação ao seu concorrente.

E a implementação do sistema em seu restaurante, será a longo prazo. E para aprender a implementar esse sistema, você poderá conhecer e fazer parte da mentoria tração e assim atrair mais clientes para o seu restaurante.

Marcelo Politi

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