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Como contratar bons funcionários para seu restaurante

São grandes as reclamações dos proprietários sobre seus funcionários e vão desde não conseguir tirar férias porque não têm bons funcionários, a funcionários que não gostam de exercer suas atividades. Por isso, hoje desmistificaremos a contratação de bons funcionários.
29 de agosto , 2022
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São grandes as reclamações dos proprietários sobre seus funcionários e vão desde não conseguir tirar férias porque não têm bons funcionários, a funcionários que não gostam de exercer suas atividades. Por isso, hoje desmistificaremos a contratação de bons funcionários.

O problema não são os seus funcionários

Para que se entenda o desempenho desses funcionários, primeiro é necessário entender que o problema não são os funcionários.

A maioria dos empreendedores não tem um sistema estabelecido para lidar com pessoas, mas esse sistema é necessário para qualquer negócio que deseja contratar bons funcionários.

1. Sistema baseado em princípios claros

Para que o seu negócio tenha sucesso, é necessário estabelecer um sistema que lide com pessoas e além disso, o sistema precisa ser simples.

É primordial que todos funcionários saibam explicar sobre os princípios existentes no sistema.

O que são princípios?

Os princípios são os valores estabelecidos para o negócio.

Dessa maneira, para estabelecer princípios, é necessário que o proprietário acredite nos valores estabelecidos. Contudo, não é necessário que todos os funcionários pensem da mesma forma que você, mas é necessário que acreditem nos valores do negócio.

Exemplo: Em alguns restaurantes, é necessário que as pessoas tenham vontade de aprender, sejam focadas e entusiasmadas com o trabalho.

2. Transparência

A transparência também é primordial para que os funcionários entendam suas responsabilidades dentro do estabelecimento.

Para que seja claro, é preciso que, mesmo a pessoa do cargo mais abaixo da hierarquia, consiga enxergar as responsabilidades de todos os funcionários do negócio e não só as próprias responsabilidades.

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A transparência pode trazer bons resultados para o seu restaurante, uma vez que as responsabilidades de todos os funcionários ficam claras. Com isso, funcionários conseguem se motivar para que evoluam em seus cargos e conseguem entender o que precisam otimizar em seus cargos, para que evoluam em suas carreiras.

3. Rituais

É necessário que todos entendam como funciona o seu negócio e quais são as atividades diárias imutáveis. Em síntese, funcionários gostam de ter privisibilidade de suas rotinas.

Para entender melhor sobre esses processos imutáveis, um ótimo exemplo é o MC Donalds.

Dessa maneira, estabeleça os rituais imutáveis de sua empresa. Exemplo: É necessário ter reuniões diárias? É necessário a contagem do estoque semanalmente? O CMV é semanal? Estabeleça os processos de seu negócio.

4. Processos

É necessário que a liderança conheça todas as etapas da vida de um funcionário em sua organização.

Aqui é preciso entender todo o processo da vida de um funcionário em sua empresa. E, para isso, é preciso saber onde vai buscar, quantos e-mails enviar, quantos telefonemas são necessários, quando será realizada a entrevista para a contratação do funcionário e mais.

Além disso, é necessário ter bem estabelecido outros processos da etapa da vida de um funcionário como o tempo de treinamento e até mesmo a demissão do funcionário. Além disso, a demissão de um funcionário também exige processos bem estabelecidos.

5. Desenvolvimento

É necessário contemplar o desenvolvimento de todas as pessoas do seu negócio.

O bom desenvolvimento do funcionário é necessário para manter esse talento em seu empreendimento. É o desenvolvimento que irá engajar o funcionário.

Além disso, montar e desenvolver todo o sistema de pessoas, tem um alto valor e, quando um funcionário se demite por falta do desenvolvimento do talento, você perde o seu investimento de dinheiro e tempo. E lá se inicia todo o processo de contratar bons funcionários novamente…

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E para entender melhor como funciona o sistema de gestão de pessoas, conheça o ENG e aprenda como ser praticamente irrelevante na sua operação, conquistando um time de funcionários engajados e solucionadores de problemas.

Marcelo Politi

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